Perguntas frequentes

01 – O que é o Programa Adolescente Aprendiz?

O programa Adolescente Aprendiz, além de atender a lei 10.097/2000, tem como objetivo estimular o desenvolvimento de valores éticos e profissionais e a prática da cidadania, por meio da capacitação teórica e prática e do acompanhamento socioeducativo dos adolescentes aprendizes. Ao término do programa, o adolescente recebe certificação do aprendizado e já possui em seu currículo experiência no mercado de trabalho.

02 – O que é o contrato de aprendizagem? Como é a remuneração do Aprendiz?

É um contrato de trabalho especial, com prazo determinado, de duração máxima, em regra, de dois anos. A lei garante ao aprendiz o direito ao salário mínimo-hora, vale-transporte e assegura os seus direitos trabalhistas e previdenciários. A diferença é o valor de recolhimento do FGTS, que é de 2%. O aprendiz tem direito a 13º salário e a todos os benefícios concedidos aos demais empregados. Além disso, suas férias devem coincidir com o período de férias escolares, sendo vedado o parcelamento.

03 – Quais os benefícios trazidos pelo Programa de Aprendizagem?

O programa de aprendizagem busca desenvolver potencialidades, aquisições e autonomia entre os adolescentes e suas famílias. Participando do programa é possível proporcionar a elevação da escolaridade; complementar a renda familiar do adolescente e ainda fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Além de tudo isso, ainda favorece a segurança de um início profissional, através de vivências concretas no ambiente laboral, de forma qualificada e acompanhada pela equipe técnica do CIEE/ES.

04 – No Programa Adolescente Aprendiz eu estou vinculado a uma empresa?

Sim! Ao ser contratado, o aprendiz passa a ser funcionário de uma empresa e a receber salário, tanto durante a aprendizagem teórica quanto na aprendizagem prática. Portanto, o aprendiz recebe para aprender! O CIEE fica responsável pela capacitação teórica e pelo acompanhamento socioeducativo durante todo o Programa.

05 – O que é estágio?

Estágio é a oportunidade que o estudante tem de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, buscando o aperfeiçoamento técnico. É um momento de integração com o mundo do trabalho, auxiliando na identificação da área que pretende atuar. O estágio contribui para a formação profissional do aluno, além de ser uma ótima experiência para ingresso no mercado de trabalho.

06 – Quem pode realizar estágio?

Pode realizar um estágio estudantes com idade igual ou superior a 16 anos, que estejam regularmente matriculados e frequentando o ensino regular. O estudante pode estar estudando em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, de educação especial ou dos anos finais do ensino fundamental. Também é possível realizar estágio estudantes que cursam a modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Além disso, é preciso possuir RG e CPF próprios.

07 Como me inscrever para o Programa de Estágio?

Se inscrever para uma vaga é muito fácil. O estudante interessado em estagiar, pode realizar sua inscrição através do nosso Portal www.ciee-es.org.br, ou comparecer em uma das unidades do CIEE-ES em todo o Estado com os documentos pessoais: RG, CPF e Comprovante de Residência. Para saber qual CIEE está mais perto de você acesse nosso Portal: www.ciee-es.org.br e nos faça uma visita.

08 Como faço para verificar as vagas de estágio no portal?

Após realizar sua inscrição no nosso portal www.ciee-es.org.br, você deverá inserir seu login e senha, que são: um nome que será utilizado para acesso pessoal e uma senha que você mesmo poderá cadastrar.  Após ter realizado o cadastro, atualize seus dados sempre que tiver alguma modificação como mudança de endereço, de curso, período em que estuda, entre outros. Além disso, vale a pena verificar diariamente as vagas disponíveis. Todos os dias surgem novas vagas, que serão mostradas à você de acordo com o perfil solicitado pelas empresas contratantes. Após visualizar a vaga pretendida, compareça ao CIEE-ES mais próximo com o código da oportunidade. Você eceberá todas as informações necessárias para participar da  seleção.

09 Fui encaminhado para uma vaga de estágio. Como devo proceder?

Ao receber sua Carta de Encaminhamento, você deverá entrar em contato com a empresa para marcar sua entrevista. Ao agendar com o responsável, seja pontual e gentil. Este momento é muito importante, portanto, responda as perguntas, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e boa sorte.

10 Quais os benefícios a empresa tem na contratação de estagiários?

Ao contratar um estagiário, a empresa auxilia no desenvolvimento de promissores novos talentos; Proporciona que o estudante coloque em prática o que aprende na Instituição de Ensino; Desenvolve os estudantes de acordo com as necessidades e o perfil de sua empresa; Se torna uma empresa socialmente responsável e contribuiu para a complementação da formação de novos profissionais.

11 O estágio é uma relação de emprego?

Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais. Ao conceder uma oportunidade de estágio, a empresa, através de uma legislação específica, fica isenta de encargos trabalhistas.

12 Qual a carga horária permitida para o estagiário? E qual benefício que é obrigatório ser oferecido pela unidade concedente?

A carga horária máxima é de seis horas diárias e trinta horas semanais. O estagiário tem direito a receber uma bolsa auxílio mensal, definida e concedida pela empresa, auxílio transporte e recesso remunerado com um ano de estágio.

13 Qual a vantagem em contratar o CIEE-ES, para o desenvolvimento do programa de estágio?

O CIEE-ES administra todas as fases do processo de encaminhamento de estudantes, legalização e acompanhamento dos estagiários, por meio de relatório semestral e acompanhamento escolar junto as Instituições de Ensino. Além disso, concede assessoria técnica e pedagógica à empresa; Atendimento personalizado por meio de consultores e assistentes e orientação às empresas sobre possíveis áreas de estágio.

14 Qual o objetivo do programa Adolescente Aprendiz?

O programa possibilita o desenvolvimento de competências básicas para o trabalho e para a cidadania, facilitando e orientando as empresas no cumprimento da Lei de Aprendizagem. Além de capacitação  teórica, são realizadas atividades sociais e culturais, bem como o acompanhamento socioeducativo dos adolescentes.

15 Qual a vantagem em contratar os adolescentes aprendizes por meio do CIEE-ES?

O CIEE-ES auxilia no processo seletivo dos adolescentes; No encaminhamento dos selecionados para os exames admissionais; Integração e Capacitação para o trabalho; Encontros de adolescentes desenvolvendo temas sociais para reflexão; Encontros de famílias; Avaliação de desempenho e Acompanhamento escolar. Um parceiro da empresa contratante para oportunizar esses novos futuros profissionais.


Ainda não achou sua resposta? Entre em contato consco.

Vídeos

Como me inscrever para o Programa de Estágio

Como faço para verificar as vagas de estágio no portal

Fui encaminhado para uma vaga de estágio

O que é estágio

Quem pode realizar estágio

O estágio é uma relação de emprego

Qual a carga horária permitida para o estagiário

O que é o Programa Adolescente Aprendiz

O que é o contrato de aprendizagem

Quais os benefícios trazidos pelo programa de aprendizagem

No programa adolescente aprendiz eu estou vinculado

Qual a vantagem em contratar o ciee-es

Quais os beneficios a empresa tem na contratacao de estagiarios?

Qual a vantagem em contratar adolescentes aprendizes?

CIEE - Centro de Integração Empresa Escola

Av. Princesa Isabel, 629, 2º andar, 29010-904, Vitória – E.S.

Telefone: (27) 3232-3200

Fax: (27) 3232-3213