Notícias

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio

Durante a graduação é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio, seja para cumprir uma exigência da faculdade ou para começar a adquirir experiência profissional antes de se formar.

São muitas as oportunidades oferecidas pelas empresas, que investe nesses estudantes para transformá-los em futuros profissionais, ao mesmo tempo em que oxigenam suas equipes com pessoas jovens e qualificadas. Em algumas empresas o estágio é bastante concorrido e o candidato precisa passar por várias etapas do processo seletivo, com testes e dinâmicas de grupo para conseguir uma vaga. Em outras, a seleção dura menos tempo. Nos dois casos, o universitário precisa passar pelo menos por uma entrevista.

A entrevista de estágio é semelhante à entrevista de emprego: o recrutador procura conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar. Como um estagiário não costuma ter muita experiência profissional em seu currículo, os aspectos comportamentais muitas vezes são mais importantes do que o conhecimento técnico.

Por isso, é importante estar preparado para esse momento e evitar algumas atitudes. Conheça os cinco acertos e cinco erros em uma entrevista de estágio!

Principais Acertos

Procure começar com o pé direito respeitando as cinco regras a seguir:

1. Seja verdadeiro

É muito importante ser verdadeiro. Os recrutadores são especialistas no que fazem e conseguem identificar quando um candidato está mentindo, escondendo algo ou tentando agradar. Seja correto, objetivo e verdadeiro em suas respostas.

2. Vista-se adequadamente

É básico, mas não custa lembrar: chegue para a entrevista de banho tomado, dentes escovados, com roupas limpas e passadas. Procure saber como é o ambiente da empresa e como as pessoas que trabalham ali se vestem. Roupas muito curtas, decotadas e chamativas devem ser evitadas, assim como perfumes muito fortes.

3. Fale Bem

Na entrevista de estágio é importante demonstrar que você é capaz de organizar bem as ideias e apresentá-las com clareza. Fale a um ritmo natural, tenha tranquilidade ao responder. Use vocabulário variado, mas não precisa “tentar falar difícil”.  É recomendável também pesquisar sobre a empresa, seus produtos ou serviços e atuação no mercado.

4. Mantenha a Postura

A linguagem corporal diz muito mais sobre um candidato do que se pode imaginar. Por isso, mantenha uma boa postura e procure não exagerar nos gestos. Demonstre tranquilidade e aja normalmente, não procure ser o que não é.

5. Demonstre seus objetivos

Tenha claro para você mesmo o que você pretende com o estágio, como você aproveitará a chance de praticar o que está aprendendo em sala de aula e contribuir com novas ideias, que habilidades profissionais você pretende desenvolver. Quando solicitado, demonstre quais são seus objetivos.

 



Redes sociais

10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias http://t.co/dAbJ6vTxws
Facebook YouTube
best essay helpessay writers
adblock link best app outsourcing companies best b2b ecommerce platform best business platforms best buy ecommerce platform best cheap ecommerce website best cloud ecommerce best cloud ecommerce solution best cms ecommerce 2015 best cms software for ecommerce
paper writeressays writerresearch paper writingterm papers write my essaysessays writer
CIEE - Centro de Integração Empresa Escola

Av. Princesa Isabel, 629, 2º andar, 29010-904, Vitória – E.S.

Telefone: (27) 3232-3200

Fax: (27) 3232-3213