Notícias

Saiba como se dar bem em uma entrevista de estágio

Durante a graduação é comum que os estudantes busquem por oportunidades de estágio, seja para cumprir uma exigência da faculdade ou para começar a adquirir experiência profissional antes de se formar.

São muitas as oportunidades oferecidas pelas empresas, que investe nesses estudantes para transformá-los em futuros profissionais, ao mesmo tempo em que oxigenam suas equipes com pessoas jovens e qualificadas. Em algumas empresas o estágio é bastante concorrido e o candidato precisa passar por várias etapas do processo seletivo, com testes e dinâmicas de grupo para conseguir uma vaga. Em outras, a seleção dura menos tempo. Nos dois casos, o universitário precisa passar pelo menos por uma entrevista.

A entrevista de estágio é semelhante à entrevista de emprego: o recrutador procura conhecer mais sobre o candidato e identificar se o perfil dele é adequado para a posição que ele pretende ocupar. Como um estagiário não costuma ter muita experiência profissional em seu currículo, os aspectos comportamentais muitas vezes são mais importantes do que o conhecimento técnico.

Por isso, é importante estar preparado para esse momento e evitar algumas atitudes. Conheça os cinco acertos e cinco erros em uma entrevista de estágio!

Principais Acertos

Procure começar com o pé direito respeitando as cinco regras a seguir:

1. Seja verdadeiro

É muito importante ser verdadeiro. Os recrutadores são especialistas no que fazem e conseguem identificar quando um candidato está mentindo, escondendo algo ou tentando agradar. Seja correto, objetivo e verdadeiro em suas respostas.

2. Vista-se adequadamente

É básico, mas não custa lembrar: chegue para a entrevista de banho tomado, dentes escovados, com roupas limpas e passadas. Procure saber como é o ambiente da empresa e como as pessoas que trabalham ali se vestem. Roupas muito curtas, decotadas e chamativas devem ser evitadas, assim como perfumes muito fortes.

3. Fale Bem

Na entrevista de estágio é importante demonstrar que você é capaz de organizar bem as ideias e apresentá-las com clareza. Fale a um ritmo natural, tenha tranquilidade ao responder. Use vocabulário variado, mas não precisa “tentar falar difícil”.  É recomendável também pesquisar sobre a empresa, seus produtos ou serviços e atuação no mercado.

4. Mantenha a Postura

A linguagem corporal diz muito mais sobre um candidato do que se pode imaginar. Por isso, mantenha uma boa postura e procure não exagerar nos gestos. Demonstre tranquilidade e aja normalmente, não procure ser o que não é.

5. Demonstre seus objetivos

Tenha claro para você mesmo o que você pretende com o estágio, como você aproveitará a chance de praticar o que está aprendendo em sala de aula e contribuir com novas ideias, que habilidades profissionais você pretende desenvolver. Quando solicitado, demonstre quais são seus objetivos.

 



Redes sociais

10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias http://t.co/dAbJ6vTxws
Facebook YouTube
CIEE - Centro de Integração Empresa Escola

Av. Princesa Isabel, 629, 2º andar, 29010-904, Vitória – E.S.

Telefone: (27) 3232-3200

Fax: (27) 3232-3213