Dicas para uma comunicação clara e assertiva nas organizações

A comunicação é um dos maiores desafios dentro das empresas, seja para manter um a alta produtividade ou para contribuir com um bom clima. Estabelecer uma comunicação clara e assertiva é fundamental e, para que seja possível, pode ser preciso uma revisão de estratégias.

O desafio aqui é garantir que as informações sejam transmitidas e compreendidas de maneira correta, principalmente quando o gestor não está ao lado do time para explicar, como em casos de home office.
Para começar, a primeira coisa a definir são os canais de comunicação. Quais serão esses canais e o que eles comunicarão? Estabelecer esse critério ajuda muito a organizar as informações e garantir que elas não se percam.

Veja algumas dicas para melhorar a comunicação na empresa
  • Invista em canais internos de comunicação
Contar com os canais de comunicação adequados é uma das medidas mais importantes para melhorar o diálogo com os funcionários. Use a tecnologia a seu favor e centralize informações cotidianas em veículos de acesso diário, como intranet ou newsletters.
Apostar em vídeos, jornais internos e hotsites pode funcionar para a divulgação de conteúdos e projetos especiais. Além disso, invista em maneiras de tornar as conversas entre os colaboradores mais dinâmicas no dia a dia, com chats internos, por exemplo.
  • Marque reuniões e eventos
Outro ponto que envolve a comunicação é contar com toda a equipe reunida ao passar informações importantes. Isso serve para reuniões, estratégias e grandes decisões da empresa: é melhor que todos recebam o mesmo comunicado, de maneira semelhante. Nesse momento, quem está à frente também deve se colocar à disposição para esclarecer dúvidas.
  • Crie uma política de feedbacks
Para desenvolver pessoas, as avaliações de desempenho periódicas são fundamentais. Dessa forma, os líderes podem dizer diretamente aos colaboradores quais foram seus erros e acertos em certo período de trabalho, além de sugerir melhorias e indicar caminhos a serem seguidos.
O feedback é uma excelente maneira de melhorar a performance da equipe e mostrar aos colaboradores que a empresa está interessada pela evolução profissional de cada um. Mas vale ressaltar que os retornos não devem ser unilaterais: a companhia e seus líderes também precisam ser avaliados pela equipe.
 
voltar