Entrevista com estagiários no fim do contrato pode render informações valiosas para a empresa

Entrevistar candidatos a estágio já é uma rotina incorporada no dia a dia das organizações, mas o que muitas delas não praticam é a entrevista desses estagiários no fim do contrato de estágio. Entrevistas de desligamento são uma ferramenta importantíssima para colher feedbacks, medir a temperatura da organização e entender como anda a percepção das pessoas.

E mesmo que a intenção seja efetivar o estagiário, como acontece em muitos casos, é interessante fazer a entrevista, considerando que a partir do momento em que for contratado ele terá uma nova visão da empresa e pode contribuir com informações no encerramento de seu ciclo como estagiários. As entrevistas de desligamento são ainda um momento para prestar suporte ao ex-funcionário, demostrando solidariedade, proporcionando acolhimento, o que contribui com ele fique com imagem positiva da empresa.

Para quem quer adotar essa prática, veja algumas questões que podem ajudar a conduzir a entrevista:
  • Como você descreveria a cultura da empresa?
 
Estagiários são ótimas fontes de informação, pois ficaram na organização por menos tempo e enxergam a situação de um jeito diferente de funcionários mais antigos. Por isso, vale muito a pena questionar a eles sobre a cultura e o clima organizacional.
Avaliações feitas por talentos em início de carreira ajudam o RH a identificar gaps e tendências e a responder perguntas estratégicas, tais como: nossa liderança está mesmo aberta? Nossa hierarquia está atrapalhando a troca de experiências entre pessoas de diferentes níveis? Estagiários e analistas conseguem participar de projetos desafiadores? As pessoas estão colaborando (ou competindo) entre si?
 
  • Se pudesse fazer uma mudança no programa de estágio, qual seria?
 
O objetivo aqui é entender pontos de atenção em seus programas de entrada. A geração Z, nascida a partir dos anos 2000, é uma das mais desafiadoras para o RH e ouvi-la pode trazer ideias relevantes do que deve ser feito para trabalhar o desenvolvimento e o potencial desse público, que, em última instância, será responsável pelo futuro dos negócios.
É possível entender, por exemplo, se os benefícios atendem ao que eles consideram importante, se a bolsa-auxílio é suficiente e se o ciclo desenhado está de acordo com as expectativas dos jovens talentos — ou seja, oferecer vivências práticas e prepará-los para o mercado de trabalho.
 
  • O estágio possibilitou consolidar o conhecimento da faculdade?
 
O equilíbrio entre atividades acadêmicas e profissionais conta muito para os estagiários, que estão ampliando o aprendizado por meio do estágio. A entrevista de encerramento de contrato é uma excelente maneira de descobrir se suas vagas de estágio estão calibradas e permitem a concretização de aprendizados de um jeito saudável e eficiente, sem sobrecarga ou pressão.
 
voltar