Filmes para inspirar e ensinar sobre a vida profissional

Nos momentos de lazer, é quase impossível encontrar alguém que não goste de ver um filme para relaxar, se divertir ou se emocionar. Mas sabia que a sétima arte também pode ajudar na sua carreira? Há diversos longas-metragens com histórias inspiradoras, baseadas em fatos reais ou totalmente ficcionais, que abordam questões relacionadas a trabalho em diversas perspectivas.

Principalmente para quem está iniciando a vida profissional, aprender um pouco sobre alguns ambientes de trabalho por meio de filmes pode ser muito mais leve. As histórias ajudam também a se inspirar e a criar repertório, ter mais conhecimento de mundo, ou seja, são muito benefícios. Confira uma lista de filmes relacionados à carreira, que todo profissional deve ver:

•    O jogo da imitação
Baseado numa história real, o drama empolgante retrata a história do matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch), designado pelo governo britânico, na Segunda Guerra Mundial, a comandar uma equipe para decifrar um código dos nazistas para evitar milhões de mortes. O filme traz uma verdadeira lição de resiliência e foco, que fizeram toda a diferença na história de Alan Turing.

•    A rede social
O filme conta a história da criação do Facebook por Mark Zuckeberg, um estudante de Harvard que criou a rede social mais utilizada no mundo e se tornou o mais jovem bilionário do planeta aos 23 anos. Trata-se de uma inspiradora história de inovação e empreendedorismo, que vai te incentivar a valorizar suas ideias e a investir nelas.

•    Um senhor estagiário
Robert De Niro interpreta nesta comédia cheia de lições, Bem Whittaker, um viúvo de 70 anos que tem uma vida monótona e é contratado como estagiário de um site de moda. O filme explora o conflito de gerações entre os personagens no ambiente de trabalho e mostra, de uma forma muito divertida, que sempre há o que aprender com o outro e que ajudar e ser ajudado é muito importante na vida profissional.

•    Estrelas além do tempo
Em 1961, no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e Rússia, ambas as nações queriam a supremacia na exploração do espaço, e a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) trabalhava intensamente em busca de novas conquistas. O filme destaca o protagonismo de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, mulheres negras que tiveram que lidar com o preconceito e com a segregação racial para exercerem seu trabalho de cientistas. Baseado numa história real, o filme é uma verdadeira lição de que a vida profissional pode ser difícil, mas é preciso se impor e conquistar o seu lugar.
 
voltar