Redação em processos seletivos: como escrever um bom texto

Em muitos processos seletivos, é comum que as empresas peçam, em alguma das etapas, para que os candidatos escrevam uma redação. O que para uns pode parecer uma tarefa muito simples, é um item que elimina muita gente da competição por uma vaga de estágio ou emprego.

Com a redação, as empresa avaliam a capacidade que você tem de se expressar de forma escrita, o domínio da língua portuguesa e a forma como organiza as ideias e conduz a argumentação. Por isso, é importante estar preparado para escrever uma boa redação e certas dicas podem te ajudar a ter um desempenho ainda melhor.

Acerte na escolha do tema
Há duas possibilidades: o tema da redação pode ser livre ou a empresa pode determiná-lo No primeiro caso, é a oportunidade de escrever sobre algo que tenha conhecimento, lembrando que a redação faz parte de um processo seletivo, então o mais adequado é escrever sobre temas relacionados a trabalho, carreira, educação continuada, entre outros assuntos semelhantes. 
Caso o tema seja determinado pela empresa, está aí a importância de ler bastante, estar atualizado e dominar as técnicas de redação, que podem ajudá-lo a escrever qualquer texto. Pesquisar sobre a empresa é importante em todos os processos seletivos e pode ser crucial nesse momento, pois provavelmente o tema da redação terá relação com a área ou o setor em que a organização atua.

 Faça um “esquema”
Antes de começar, crie um pequeno esquema do que pretende escrever e organize os argumentos por partes. Comece com a apresentação do tema, contextualização e apresente o que pretende desenvolver no texto. Depois, na segunda parte, apresente seus argumentos. Por que você pensa dessa forma? O que você já leu sobre isso que possa citar? Mencionar escritores, jornalistas, pesquisadores e casos reais sempre dá mais peso para sua argumentação. Para concluir, retome a ideia inicial e apresente suas propostas de solução para as questões, sua conclusão.

Use linguagem simples e direta
Escrever bem não é sinônimo de escrever difícil. Use uma linguagem simples e compreensível em todo o texto e mantenha-se atento ao tema, sem muitos rodeios. É claro que é preciso escrever de maneira formal, mas isso não significa que é para exagerar na erudição. O importante é não cometer erros de gramática ou ortografia, por isso, invista no simples e revise sempre o texto.

Leia muito e pratique a escrita
Escrever é uma habilidade que você desenvolve apenas praticando. Isso significa passar um tempo escrevendo e lendo sobre assuntos variados, informações de qualidade. Tente incluir a prática da escrita em sua rotina, produzindo um texto por semana, por exemplo, e a evolução na sua escrita te surpreenderá.
 
voltar