Ser organizado é uma vantagem profissional no mercado
- Estudantes : 14 de abril de 2020
Organização é uma competência que pode ser desenvolvida ao adotar certos hábitos
Ser organizado é uma característica valorizada no mercado de trabalho e que pode ser uma grande vantagem profissional. Encontrar pessoas organizadas, no entanto, não é uma tarefa fácil, mas o lado bom é que a organização é uma competência que pode ser aprendida e desenvolvida. Para os que estão dispostos a aprender, os benefícios ficam claro com a melhora da gestão do tempo e aumento da produtividade.
Organização, basicamente, significa fazer uma gestão mais eficiente das tarefas, seja na vida pessoal ou na profissional. Para isso, engana-se quem pensa que gravar tudo na memória é o suficiente, pois ela falha frequentemente esquecer compromissos e tarefas repetidamente leva à desorganização. Um dos primeiros passos para se tornar uma pessoa organizada, é listar as atividades e compromissos programadas e há diversas ferramentas que podem ajudar nesse processo.
Dicas e ferramentas para pessoas organizadas:
Utilize um planner ou agenda
Ambos são itens para auxiliar na organização das tarefas do dia a dia, sendo que a agenda normalmente é voltada para listar as tarefas do dia e o planner para um planejamento a curto, médio e longo prazo. O que importa é anotar o que tem a ser feito e ter esse recurso sempre a mão.
Ferramentas online de organização
Para quem passa muito tempo nas telas e prefere o digital, há sites e aplicativos gratuitos cheios e funcionalidade, que podem ajudá-lo a anotar todas as tarefas a serem feitas e atualizar o status de conclusão de cada uma delas e ainda é possível compartilhar com mais pessoas. Trello e Asana são algumas das ferramentas com essa finalidade.
Estabeleça uma ordem de prioridade
Mesmo que suas tarefas estejam devidamente anotadas e organizadas, a todo momento pode surgir algo novo para fazer. Por isso, analise o que é mais importante para não perder o foco.
Evite procrastinar
A procrastinação é um passo no caminho da desorganização. Mantenha as tarefas em dia, pois o que for deixado para depois, poderá não ser bem feito e ainda ocupar o tempo de uma outra tarefa ou mesmo o lazer.
E para que você possa organizar estudos, trabalho e até atividades diárias, preparamos um arquivo para impressão. Agora é só baixar e colocar em práticas as dicas.