Você sabe o que são hard e soft skills? E sabia que pode ser avaliado por elas?

No mundo profissional, há dois termos extremamente em alta, que já são conhecidos e utilizados pelos setores de RH das empresas, mas também precisam ser compreendidos por estagiários e profissionais, são eles soft e hard skilss.

Independentemente da empresa ou ramo de atuação, o ideal é que os estagiários dominem certos conhecimentos técnicos, mas as competências socioemocionais são igualmente importantes e já entraram no radar dos recrutadores. Então, se você está sendo avaliado por elas, nada mais certo do que conhecê-las.

O que são hard skills?

É bastante provável que você saiba de cabeça as suas hard skills e até saiba quais destacar no processo seletivo e elas costumam vir listadas no currículo. Afinal, trata-se das habilidades técnicas que podem ser aprendidas e mesmo mensuradas.
Por exemplo, para um estudante do ensino médio que deseja se tornar um engenheiro, o primeiro hard skill de peso que ele deverá ter é a graduação na área – em andamento ou concluída. Exemplos de hard skills:

Graduação;
Cursos técnicos e/ou livres;
Pós-graduação;
Conhecimento prático em determinado processo;
Habilidades ligadas à tecnologia.

O que são soft skills?

Agora que você já sabe que as hard skills são conhecimentos mais técnicos, as soft skills ou habilidades interpessoais são aquelas relacionadas aos traços comportamentais, bem como a forma como você se relaciona e lida com os outros. Diferentemente das competências técnicas, elas são mais difíceis tanto de serem quantificadas quanto assimiladas.
No caso de um estudante que deseja se tornar engenheiro, ainda que ele se forme numa faculdade conceituada, tenha obtido as melhores notas e disponha de um bom repertório técnico, empresas podem exigir outras habilidades e isso pode determinar o sucesso na carreira.
Mais do que a garantia de que o profissional contratado será capaz de realizar as suas funções específicas, os recrutadores têm observado e priorizado padrões comportamentais condizentes com o esperado pela empresa, gestão e/ou equipe. Quais são elas? A resposta costuma variar muito da área, nível e função, porém, listamos as mais buscadas no mercado.

Exemplos de soft skills:

Colaboração;
Flexibilidade;
Resiliência;
Comunicação eficaz;
Orientação para resultados;
Liderança de equipe.
 
voltar